APRESENTAÇÃO

 O Encontro de Saberes é um projeto de ensino da Pró-Reitoria de Graduação que promove, por meio da participação de mestres das culturas tradicionais como professores colaboradores externos, encontros de saberes em disciplinas de graduação. Possibilita a inclusão de perspectivas, saberes e práticas de comunidades e culturas afro-indígenas na formação universitária. Insere na formação discente e docente diálogos interepistêmicos que permitem problematizar os modos hegemônicos de produção do saber e apontar novos caminhos nas diferentes áreas de conhecimento desenvolvidas pela universidade no trato com as questões étnico-raciais e com as diferenças culturais.

Compartilhamos neste espaço os encontros com mestres e mestras nas disciplinas de graduação oferecidas nos anos de 2017, 2018 e 2019, assim como a produção acadêmica do grupo Encontro de Saberes na/da UFF.

HISTÓRICO DO PROJETO

O projeto Encontro de Saberes da/na UFF é resultado do trabalho desenvolvido pelo “Grupo de Estudos (GE) Encontro de  Saberes da/na UFF” criado em janeiro de 2016, após a visita do Professor José Jorge de Carvalho à UFF. O projeto tem como objetivo principal a inclusão de mestres das artes e ofícios dos saberes tradicionais, como professores colaboradores, em atividades de ensino, em parceria com docentes da universidade.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Inclusão (INCTI), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, inaugurado em 2009, com sede na UnB — coordenado por José Jorge de Carvalho promove, desde 2010, os “Encontros de Saberes” em cursos de graduação e de pós-graduação. Os cursos têm módulos livres ou temáticos e são ministrados por mestres de comunidades tradicionais em parceria com docentes da universidade e de áreas afins. A partir de 2010, os Encontros de Saberes já se expandiram para outras 06 (seis) universidades: UFMG, UFJF, UFSB, UFPA, UECE e Pontífícia Universidade Javeriana de Bogotá na Colômbia. 

Ao longo dos anos de 2015 e 2016 novos grupos foram organizados para planejamento e implantação dos “Encontros de Saberes” em outras 05 (cinco) universidades, como na UNIFESP, na UFRGS, na UFPel, na UFRJ, e na UFF. O GE “Encontro de Saberes da/na UFF” tem se reunido e trabalhado regularmente, em parceria com o INCTI e com outras universidades, como a UFJF e a UFRJ.  

A criação do GE na UFF propiciou a articulação de docentes e estudantes de diversos institutos e campi: Instituto de Psicologia, Instituto de Artes e Comunicação Social, F aculdade de Educação, Centro Universitário de Rio das Ostras, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, curso de Filosofia, curso de Antropologia, curso de Ciências Sociais, além de grupos e movimentos sociais e/ou de comunidades tradicionais. Durante o ano de 2016, além das reuniões regulares de trabalho e estudos, o GE promoveu diversas ações integradas na universidade produzindo articulações junto ao Centro de Artes e à Pró-Reitoria de Graduação, com apoio direto do Pró-Reitor de Graduação, Professor José Rodrigues de Farias Filho.

Tal histórico levou o GE Encontro de Saberes da/na UFF, junto à Pró-Reitoria de Graduação da UFF, a implementar em 2017 a primeira experiência piloto do Encontro de Saberes da/na UFF, com a oferta de duas disciplinas optativas vinculadas diretamente a quatro departamentos e que envolviam ao todo professores de oito departamentos e institutos diferentes e seis mestres de saberes tradicionais de territórios distintos. A experiência não apenas mostrou-se viável como também consolidou-se nos departamentos e entre os estudantes com grande êxito. As análises e avaliações desta experiência pelos estudantes, pelos professores e pelos mestres, em diálogo frequente com o Pró-Reitor e sua equipe ao longo do ano de 2017 constituiu a presente proposta de institucionalização do Encontro de Saberes na UFF como frente transversal e interdepartamental.

Skip to content